Android 4.2 deteca apenas 15% dos malwares, diz pesquisa

rwn | 14:57 | 0 comentários


Com o Android 4.2, a Google trouxe um novo antivírus integrado ao sistema, para melhorar a segurança contra malwares. Essa proteção extra, no entanto, não é assim tão confiável, como mostra um estudo feito por Xuxian Jiang, professor associado de Ciência da Computação da Universidade Estadual da Carolina do Norte.
Xuxian usou 1.260 amostras de malwares, de 49 famílias diferentes, todas divulgadas entre a comunidade de pesquisadores, inclusive a Google. O resultado foi bem desanimador: apenas 15% dos malwares foram detecados. O "colete à prova de balas" do Android 4.2 parece mais uma peneira.
Android 4.2
Android 4.2
O professor também fez uma comparação com outros antivírus para Android do mercado, incluindo Avast, AVG, TrendMicro, Symantec, BitDefender, ClamAV, F-Secure, Fortinet, Kaspersky e Kingsoft. Nesse novo teste, ele escolheu amostras de cada uma das famílias de malwares, aleatoriamente.
Nesse teste, o antivírus nativo do Android 4.2 detectou 20,41% das ameaças. Todos os outros detectaram ao menos 50% dos malwares, com dois deles chegando a 100%.
Portanto, ao menos por enquanto, o sistema de proteção de malwares nativo do Android 4.2 é bem fraca e nada confiável. Se você quer se manter seguro, procure um outro antivírus. A boa notícia, no entanto, é que esse cenário deve melhorar com o tempo. Um mês antes de lançar o Android 4.2, a Google adquiriu a VirusTotal, um serviço gratuito que utiliza vários antivírus para determinar se um arquivo é malicioso. Provavelmente a empresa não teve tempo de implementar novos recursos nessa versão do Android, mas isso deve acontecer em um futuro próximo.



FONTE DA MATÉRIA:
http://www.tudocelular.com/Segurana/noticias/n27431/android-42-malwares.html

Category:

0 comentários